Principais elementos prejudicados:
ÁGUA
A Terra é o único planeta do sistema solar onde existe água na forma líquida. Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica o fato de ser encontrado organismos apenas na Terra. Suspeitava-se que na Lua havia água, porém pesquisas descartaram esta possibilidade. A água pode ser encontrada também nos satélites de Júpiter.
Em muitos países a água é escassa. No Brasil, é maltratada, desprezada, desperdiçada, poluída. Como evitar a extinção da água no planeta? Como evitar que nossos rios e mares sejam depósito de lixo urbano? Como transformar lixo em coisa útil à vida?Como evitar esgotos à céu aberto ou, ainda que submersos, sem tratamento? Como despoluir os rios? Os mares. As cidades? O mundo , enfim?
O ser humano precisa enteder que acabando com a água, está destruindo a si próprio...
AR
O consumismo desenfreado e uma das maiores causas da poluição, o resultado e um grande desenvolvimento de indústrias, uma maior utilização de recursos naturais, poluição e degradação. Pra se ter uma idéia do ritmo de produção, basta dizer que, nos últimos 150 anos, o consumo de energia cresceu oitenta vezes e a produção industrial, cerca de cem vezes.
A poluição do ar causa ainda chuvas ácidas, efeito estufa e desequilíbrios climáticos, e também destrói a camada de ozônio, ou seja acaba com a proteção do lugar onde vivemos, a TERRA.
SOLO
Cada vez mais o solo é considerado um recurso limitado, e fundamental no ecossistema mundial. Assim, o conceito de protege-lo tem sido objeto de intensas discussões e faz parte da agenda política dos países desenvolvidos.
Tarefas
"PESQUISE MAIS SITES SOBRE O CONTEÚDO DA INTRODUÇÃO DESTA WEBQUEST"
AGORA QUE VOCÊ CONHECEU SOBRE AS POLUIÇÕES QUE ESTÃO PRESENTES NO AR, SOLO E NA ÁGUA E SABE COMO ELES AFETAM NOSSA SAÚDE RESPONDA:
FAÇA UMA COMPARAÇÃO DA POLUIÇÃO (ATMOSFÉRICA E DA ÁGUA) EM DIVERSOS PERÍODOS DO ANO NO NOSSO ESTADO?.
O QUE PODE SER FEITO PARA QUE A POLUIÇÃO DIMINUA NAS CIDADE E QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER EM RELAÇÃO A ESTE PROBLEMA?
O QUE O SER HUMANO DEVE SABER SOBRE POLUIÇÃO PARA NÃO PREJUDICAR SUA QUALIDADE DE VIDA?
O que significa índice de qualidade da água?
Pesquisar sobre o fenômeno das enchentes. Quais as principais causas e as possíveis soluções?
-
Seguir o roteiro de trabalho dado.
-
Primeiramente a pesquisa deverá ser feita em duplas;[PRAZO: 30/08/07]
-
O próximo passo é discutir em grupo de 4 (escolhidos pela (o)professor) fazendo um levantamento dos dados que foram obtidos durante a pesquisa e respondendo as questões da tarefa. [PRAZO: 19/09/07]
-
Organização dos dados e apresentação no modelo padrão do colégio.(Microsoft word..., fonte...)[PRAZO: 01/10/07]
-
Depois os alunos devem criar um folheto explicativo, informando soluções para evitar a poluição da água e do ar, comparações com outras cidades do Brasil, conscientização da população para este problema, porque a população aceita e apresentar em sala para após colocar nos murais da escola.[PRAZO: 15/10/07]
-
Logo abaixo estão listados sites de busca para que vocês se informem sobre o assunto, para então executarem a tarefa proposta.
SITES SOBRE POLUIÇÃO
Revista Senac Educação Ambiental – correio informativo
Mapas e Informações diversas
http://atlasambiental.prefeitura.sp.gov.br
Poluição – poluição das águas
Ciências – água um bem limitado; água o desafio do século XXI; água na boca
MUNDO SITES – TUDO SOBRE A POLUIÇÃO
http://www.mundosites.net/biologia/poluicao.htm
SITES DE BUSCAS – TUDO SOBRE A POLUIÇÃO
http://www.google.com.br
http://www.gigabusca.com.br
http://www.cade.com.br
http://www.wikipedia.com.br
Avaliação
Conclusão
Ao término desse trabalho, o que se espera é que os alunos tenham conseguido realizar a tarefa e principalmente que eles conheçam os fatores de poluição da água, do solo e do ar . É importante que um trabalho de conscientização seja feito para que todos conheçam os problemas e prepare-os para a defesa e preservação da natureza.
PORQUE NÃO PODEMOS CONSCIENTIZAR NOSSAS CRIANÇAS E NOSSA POPULAÇÃO SOBRE OS RISCOS DA POLUIÇÃO NA TERRA?
C O M P O N E N T E S D O G R U P O E D U C A Ç Ã O D O F U T U R O
- 1 - Augusto Cezar - Pólo Volta Redonda
2 - Danielli Sales - Pólo Volta Redonda
3 - Marcelle - Pólo Cantagalo
4 - Patricia Merigueti - Pólo Maracanã
5 - Nivalda Fraga - Pólo Três Rios
6 - Robson Rebelo - Pólo Mangueira
7 - Izabel Fernandes - Pólo Mangueira
8 - Sandra Maria - Pólo Nova Iguaçu
9 - Monica Francisco - Pólo Nova Iguaçu
10 - Kátia O.A Coutinho - Pólo Nova Friburgo
VENÇA OBSTÁCULOS E CONQUISTE SEUS SONHOS !!!
Um comentário:
Caros colegas.
Estou achando esta web muito séria e longa, na verdade não entendi a que publico alvo está sendo dirigido e nem o tempo decorrido para concluir as tarefas. Mas, como minha experiência em educação penso que ela está muito longa e pouca atrativa aos estudantes se for dirigida a alunos do ensino fundamental. Entendo que é "preciso pegar mais leve" para atrais a atenção dos estudantes", isto é, com uma linguagem menos séria fazendo que nossos alunos se sintam contribuidores da pesquisa e não receptadores, o que fará ser repetida a mesma relação professor/aluno ( conhecedor e receptor) que em nossos tempos não está mais dando resultados. acho que deeriamos fazer da seguinte forma: Pedir aos alunos suas contribuições de maneira mais suave em pequenas etapas, para não assusta-los com tanta seriedade.
um grande abraço a todos, tenham um ótimo fim de semana.
Sandrabreu
Postar um comentário