sábado, 14 de abril de 2007

Jornal da Educação

Edição Limitada

Tiragem: 999 cópias

Internet na Escola Resolve Problem a Fabrica m Novos”

A psicolinguista Emília Ferreiro, estudiosa dos assuntos que diz respeito à alfabetização e ao comportamento dos alunos nas escolas, defende a teoria do psicologo suíço Jean Piaget.

J á nos anos 80 Emília revolucionou a alfabetização quando propôs no método de ensino “CONSTRUTIVISMO”, ou seja, uma maneira de entender como a criança aprende a ler e a escrever.

M esmo sendo uma idéia revolucionaria e que poderia mudar a história da educação, o construtivismo teve suas distorções em função das diferentes formas que cada instituição abordava este trabalho, dificultando o objetivo principal. Essa dificuldade surgiu muito antes da idéia de se ter uma escola construtivista, desde a criação da escola que as diversidades dificultam o acesso e o aprendizado de várias crianças, diferenciando a forma de aprender de cada uma delas, o que na realidade deveria ser igual a todas.

Com a chegada do computador à escola a situação não melhora muito, pois a quantidade de opções que é lançada para os alunos, não constrói uma forma de aprendizado autônomo, porque com a facilidade de se perder diante de tanta opção, faz com que o aprendiz siga um caminho diferente durante a busca de um determinado assunto. Essa dificuldade é real e acontece até mesmo com os adultos, durante a pesquisa de um site, vamos utilizando um link de um link para outro e como não há uma meta traçada para um objetivo especifico onde a busca dessas respostas inicia-se o aprendizado cognitivo, em poucos minutos o aluno acaba se perdendo e não sabe mais o que estava buscando.

Essa falta de critério é algo novo tanto para as escolas quanto para alunos e professores, esse desafio serpa vencido assim que essas dificuldades forem sendo superadas, mesmo porque as diversidades entre as instituições é algo que teremos que enfrentar por muito tempo.











BIBLIOGRAFIA:

www.educabrasil.com.br

www.censura.com.br

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