segunda-feira, 19 de março de 2007

Paralelo entre a Evolução da Tecnologia e o seu Impacto na Escola

Estabelecer um paralelo entre a Evolução da

Tecnologia e o seu Impacto na Escola

Tendo em vista o avanço da tecnologia e os poucos investimentos na área da educação, podemos considerar a grande dificuldade de adaptação e transmissão do conhecer do educador ao educando.

Infelizmente não podemos tratar as escolas como uma industria, pois em uma empresa pode-se, de acordo com a tendência do mercado direcionar investimentos aleatoriamente sem que abalem outros processos. Já na área educacional não se pode mudar este investimento no meio de um processo de ensino, no qual a verbas são geralmente direcionadas no inicio do ano, tornando dessa forma um processo de lentidão na mudança de estratégia.

Não podemos nos dias de hoje tratar os alunos como se fosse um produto de uma indústria, pois os alunos não querem que o conhecimento seja passado de forma metódica e sim que haja um grau de interatividade aluno/professor bem maior do que na época dos ensinos tradicionais, tornando desta forma um ensino prazeroso e com um nível de acompanhamento do raciocínio mais participativo e produtivo.

Nos dias de hoje, as informações chegam muito rápido nas mentes dos alunos, desta forma temos que saber direcionar para o lado certo da linha de raciocínio e o mais importante, trabalhar com a grande habilidade que eles possuem: PESQUISAR, PENSAR e CRIAR.

Diante da evolução tecnológica, teremos cada vez mais trabalhar de forma interdisciplinar, tornando as matérias não só interessantes para quem gosta e sim abranger um campo bem maior no ensino. Se usarmos a informática de maneira a adequar os conteúdos e matérias aos meios didáticos, teremos o aluno com um envolvimento bem maior do que nos ensinos tradicionais que de certa forma “empurravam” o conteúdo, sem importar se o aluno aprendeu ou não.

Com o uso da internet, teremos uma rapidez na transmissão do conhecimento e por outro lado os professores terão que trabalhar pedagogicamente e não deixar que a linha de raciocínio saia do foco que os alunos terão a compreensão, assim, o professor terá que usar diferentes formas de transmissão do saber para o atendimento da demanda de todos os alunos e que se faça compreender dentro de uma linha educacional, fazendo os mesmos tomarem suas próprias decisões tornando mais independente e construtores do próprio conhecimento.

Um dos pontos mais importantes da mudança na escola é tornar o ambiente mais adaptativo ao aluno não deixando que seja uma introdução tradicional onde o aluno escuta e somente o professor fala.

Tem-se que pensar em mudar as disposições em salas de aula e, porque não, de tempo aleatoriamente fazer com que os alunos tenham aulas em ambientes diferenciados e mesclar métodos de ensino entre matéria, fazendo como exemplo uma aula de física no laboratório de informática. Tornaria uma aula bem agradável e com a interatividade entre aluno e professoar em um grau elevadíssimo.

Com o uso interdisciplinar nas aulas, os professores passarão a ser facilitadores e não entregadores do conteúdo. Mesmo que algumas vezes o professor terá apenas que orientar e transmitir informação, mas fará com que o aluno desempenhe um papel que a muito tempo não está sendo feito, que é a construção do seu conhecimento e o uso do trabalho em grupos.

O aluno que conseguir trabalha nesta linha, não será um aluno passivo e sim capaz de puxar pra si várias situações que permita bons aprimoramentos e a busca de informações que torne um aprendiz com autonomia no ambiente educacional.

Essa mudança na transmissão do conhecimento terá um grande apoio da Informática, tornando uma matéria quase que agregada as várias outras dentro da escola ou como apoio à distância, orientados e apoiados pelos professores que terão um papel importantíssimo nas estratégias da transmissão do saber através do ensino desenvolvidos à distância.

Com o uso da Informática os alunos terão uma compreensão rápida através de softwares pedagógicos e que agregados a uma didática eficaz fará que o grau de interação do alunos seja aumentada, trazendo ambientes alternativos ao meio e tornando a aula mais agradáveis, deixando aquelas formas tradicionais e obsoletas para trás.

Com isso construímos o conhecimento do aluno de forma adaptativa e com uma grande interdisciplinaridade no meio educacional.

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom